Blog da Capricórnio

Postado em 19/07/2018
Tags: inverno 2019, jeanswear, denim, calça jeans, clochard, alfaiataria, pantocurt

O shape do Inverno 2019

A quantas andam os seus planos para o inverno 2019? O frio de 2018, mal chegou, e já dá sinais de que logo irá embora. O Verão que está por vir já não é mais tendência, mas uma realidade que em breve veremos nas vitrines.

A hora de pensar sobre a temporada gelada do próximo ano é agora! E entre as propostas que estão ganhando força, no denim, está uma modelagem mais elegante, que ora dá um plus aos looks casuais, ora eleva a produção para um outro nível.

Os tecidos com aplicação de resina, que remetem ao couro, voltam com tudo, assim como os aviamentos dourados. Já os shapes de sucesso são aqueles mais estruturados, que marcam a silhueta com suavidade e revelam um caimento impecável. 

Pode esperar por saias midi pregueadas, calças chino para eles e elas, dobraduras em vestidos e casacos e a permanência da pantacourt e das clochard.

A ideia é respirar ares diferentes do estilo athleisure e das inspirações 90´s, que tanto se vê atualmente. Vem por aí, um pouco mais de sobriedade. Toques de rebeldia, claro, são esperados, mas em forma de composição do visual, o que para a moda é muito mais interessante, pois abre espaço à inovação e à originalidade.

A clochard e a pantacourt não são novidade e permanecem em alta, reunindo na mesma peça, outras informações de moda, como acabamentos diferenciados, efeito destroyed e barras inacabadas.

A calça chino versão 2019 vai reunir as características do modelo tradicional de alfaiataria, à barra com elástico, resultando numa peça de visual totalmente novo.

Os casacos e blazers aparecem sequinhos, ao estilo social e ou com uma proposta mais conceitual, com fendas e dobraduras. A mesma ideia também se aplica às saias e vestidos da estação.

O patchwork perde a aparência das aplicações handmade e ganha um ar mais contemporâneo, formando estampas geométricas ou criando detalhes na lateral das calças, por exemplo, aumentando as possibilidades de uso das peças.

Fotos: Reprodução

 

Postado em 17/07/2018
Tags: raw jeans, raw denim, jeans cru, jeanswear, estilo rústico, street style, estilo lenhador, moda masculina

Raw jeans

Rasgos, puídos, pontos de luz e outros efeitos de lavanderia estão sempre ditando as tendências, a cada estação. No entanto, um conceito vem ganhando mais espaço, especialmente no guarda-roupa masculino. 

O raw jeans, que imprime um aspecto mais rústico às peças, quase não recebe interferências. Embora apresente composições variadas, o único tratamento aplicado é o amaciamento, para melhorar o conforto. Esse visual minimalista é o contraponto às peças super elaboradas que vêm sendo apontadas como hit, há muitas tempodadas.

A cor, um índigo profundo, é outra característica presente nos looks, que inveitavelmente remetem à corrente do ecologicamente correto, já que o tecido não necessita de menos água no beneficiamento e impacta menos o ambiente.

Várias grifes estão trabalhando com essa proposta do raw jeans e no cenário nacional, o designer Ronaldo Silvestre é um grande adepto. Em suas criações, o diferencial é o retecido  com artigos da Capricórnio Têxtil.

 

O raw jeans é muito visto em peças com modelagem mais ampla, já que não é a versão mais confortável de denim.

Ronaldo Silvestre explora o aspecto rústico e a possibilidade de estrutura que o raw jeans proporciona, para criar peças exclusivas e cheias de texturas.

Fotos: Reprodução