Blog da Capricórnio

Postado em 08/02/2018
Tags: tendência inverno 2018, jeanswear, denim, look em jeans, jeans com pele

Jeans com pele

Lembra de quando falamos aqui, que a década de 90 tem sido a maior fonte de inspiração na moda?

Pois é, diretamente dessa época, ressurge mais uma peça que promete fazer o mesmo sucesso de quase 25 anos atrás: a jaqueta jeans com revestimento de pele (fake). Essa é a promessa para o nosso inverno, de acordo com o que tem sido visto lá fora, neste momento.

Modelagens mais amplas e compridas, além  de super bordados garantem o visual da versão 2018, atualizando o hit. Trench coats também aparecem, ampliando a proposta para os dias frios.

Em Paris, alumas grifes levaram para a passarela, jaquetas revisitadas, com toques de sofisticação.

Da Rússica vieram inspirações mais quentes, fazendo jus às baixas temperaturas de lá. Será que seremos surpreendidos por aqui?

Detalhes como capuz e cordões renovam o conceito, emprestando características do sportswear.

Para os mais nostálgicos, a tendência é que tenhamos opções bem semelhantes àquelas que fizeram sucesso: modelagem ligeiramente oversize e detalhe de pele apenas na gola.

Gucci levou os uper bordados à jaqueta com carinha de anos 1990 e inspirou muitas criações que veremos em breve pelas araras...

E para variar a produção, coletes também aderem à aplicação de pele, deixando o jeans mais invernal.

Fotos: Reprodução

Postado em 06/02/2018
Tags: carnaval 2018, shorts customizado, customização, jeanswear, looks jeans, verão 2018

Customizando o shorts do Carnaval

Carnaval: está aberta a temporada de customização de peças, para os dias de folia. E engana-se quem pensa que só os abadás precisam de personalização! O jeans de sempre ganha novo estilo para os dias de Momo, graças às técnicas de upcycling, feitas em casa mesmo ou em oficinas de costura, que nesse período, vivem o melhor momento do ano.

Tinta de tecido, stencil, spikes e todo o tipo de aviamento fazem parte do arsenal necessário para as criações de qualquer folião. Dá para incrementar o jeans novo ou revigorar aquele shorts de outros carnavais, aproveitando a onda do faça você mesmo.

Dependendo das intervenções, as peças ganham fôlego para o ano todo, compondo looks mais exclusivos e originais.

Fácil de encontrar em todo o Brasil, as tachas e spikes deixam o jeans mais elaborado para ser usado em outras situações. Aplicados manualmente, essa é a técnica mais fácil e rápida de customização.

A calça se transforma em shorts sem mistério ou grandes esforços. O primeiro passo é experimentar a peça e fazer as marcações no próprio corpo, com alfinetes ou riscando o comprimento com giz. Para o shorts com barra dobrada, conte mais quatro centímetros para o corte. Para desfiar, considere mais 1,5cm. Se a ideia é deixar o tecido com aspecto de usado, esfregue lixa de parede ou pedra pomes, no local desejado. Para um efeito diferente, cole renda ou bordado inglês na barra, pelo avesso da peça e mantenha o desfiado do lado direito. 

O jeans vazado está em alta. Basta cortar no local desejado bem rente à costura. 

Com stencil, use tinta de tecido e crie estampas personalizadas. Para que os desenhos tenham um contorno perfeito, fixe os moldes com fita adesiva sobre o tecido, quando estiver preenchendo os espaços com a tinta.

Para quem tem habilidade, pode desenhar à mão livre, diretamente sobre a peça, com caneta permanente para tecido. Com cola adequada, enriqueça o trabalho, usando tassel, pompons e patches também. 

Fotos: Reprodução