Blog da Capricórnio

Postado em 05/09/2017
Tags: jeanswear, denim, estrelas, Verão 2018, spfw n44, juliana jabour

As estrelas do denim

Um verão azul e estrelado, com pitadas lúdicas e bem humoradas. Eis a previsão da próxima temporada, conforme mostrou o desfile da Juliana Jabour durante o SPFW n44, e de acordo com o que se vê no street style lá fora. 

Patches, bordados, recortes e estampas em forma de estrelas estão fazendo com que o denim brilhe ainda mais, elevando o poder pop e jovial das peças, em looks mais casuais. 

As referências mais bacanas trazem consigo, o caráter handmade com acabamentos detonados e contraste de tecidos. É claro que há opções mais discretas, como as micro estampas em camisas e lenços e aplicações de tom sobre tom na calça jeans, ampliando assim o alcance dessa trend para vários públicos e em mais ocasiões.

Acessórios como bolsas, scarpins, mochilas e tênis também recebem inspirações estelares, direcionando as coleções principalmente para os segmentos feminino e infantil. Se a ideia é levar as estrelas para ambientes formais, a alfaiataria e os tecidos mais nobres são os indicados. O céu é o limite para a criatividade dos designers.  

Bordados com franjas e desenhos em relevo são excelentes opções para aproveitar as peças que já existem e adequá-las ao mood da estação. E viva o upcycling!

O bordado na lateral da calça é uma alternativa às side stripes, que apareceram bastante nos últimos meses.

Em couro, em denim ou em pedraria, as estrelas despontam em jaquetas também, aproveitando a popularidade da peça, no momento. 

O recorte no jeans atualiza a modelagem mom e flare, reunindo as principais tendências da estação.

Pequenas, aplicadas nos acessórios, as estrelas ganham espaço também em produções mais sérias.

Com o visual mais rebelde, as estrelas aparecem como se fossem um efeito de levagem, o que deixa a peça mais interessante.

No desfile de Juliana Jabour, no SPFW N44, as estrelas brilharam com força no denim, em forma de aplicações de tecidos constrastantes, evocando a moda de estilo 80´s. O oversized e as franjas colaboraram para que as peças ganhassem ainda mais impacto.

Fotos: Reprodução

 

Postado em 31/08/2017
Tags: camiseta biodegradável, moda sustentável, sustentabilidade, reciclagem

Moda biodegradável

Na última semana, o blog da Capricórnio Têxtil foi convidado pela C&A para conhecer em primeira mão, um lançamento global. Pela primeira vez, o público da fast fashion terá à disposição, uma Linha de camisetas totalmente recicláveis, podendo ser usadas, inclusive, como adubo!

A novidade que chega ao mercado no início de setembro ainda é complementada com uma campanha em que os clientes da fast fashion são convidados a levar as roupas  que não usam mais, até as lojas, para que as mesmas sejam recicladas ou doadas, chamando a atenção do público sobre uma nova forma de consumir moda.

O consumo consciente, que exige das empresas, processos mais limpos de produção, tem sido a pauta no universo fashion há algum tempo e pelo que vemos, será um assunto cada vez mais abordado pela cadeia têxtil do mundo todo. 

 Num futuro não muito distante, condutas ecologicamente corretas serão uma questão de sobrevivência no mercado e o fato de uma grande rede varejista ter abraçado a causa já demonstra que esse é  um caminho sem volta. A expectativa é que a forma de produzir roupas seja repensada, utilizando para isso, materiais mais seguros, além de mão-de-obra socialmente e ambientalmente responsável.

A meta da organização é de que até 2020, toda as roupas em algodão venham de produção orgânica, o que fará com que muitos dos fornecedores se adequem a esse novo modelo. 

As camisetas trazem a Certificação Cradle to Cradle (C2C)TM nível Gold. O Programa de Certificação Cradle to Cradle é uma forma de avaliar se produtos e materiais são seguros para a saúde humana e para o meio ambiente e para um processo de fabricação sustentável, incluindo o uso de energia renovável e gestão de carbono, gestão da água e justiça social. 

Durante o evento, os presentes foram convidados a reciclar peças em denim, por meio da customização. Profissionais de oficinas de reciclagem orientaram o público sobre técnicas de desgaste, aplicação de tachas e rasgos.

Um grande lounge a céu aberto foi criado para o evento.

A jornalista e apresentadora Lilian Pacce foi mediadora de uma mesa redonda sobre economia circular, moda sustentável e consumo consciente. 

Fotos: Campanha Comunicação