Blog da Capricórnio

Postado em 14/09/2017
Tags: marketing digital, mídias sociais para moda, jeanswear, e-commerce

Moda e Mídias Sociais: deu match!

Você já parou para pensar sobre o seu comportamento de consumo? Você decide comprar depois de ver um anúncio nas redes sociais? Costuma pesquisar depoimentos de pessoas que já usaram os produtos que você quer adquirir?

Se a resposta for sim às perguntas, saiba que...seus clientes também pensam dessa forma. E nesse sentido, onde é que a sua marca está? Você já considerou ter uma Fan Page, ou um perfil no Instagram para promover o seu negócio, divulgar promoções e novidades?

Hoje, não importa o quanto uma loja física pode ser bem decorada, agradável, funcional. Se o estabelecimento não fizer parte do universo digital é como se ele não existisse.

O mundo digital tem oferecido tanta comodidade ao consumidor, que já é possivel substituir a experiência de compra em uma loja física, pela compra do sofá de casa, com direito a usar um provador virtual, inclusive. Informações detalhadas dos produtos, facilidade de pagamento e uma política de troca sem deslocamento são outros atrativos para atrair público.

Apostar em estratégias de relacionamento com os clientes, via redes sociais, é o que há de mais eficiente hoje em dia. Ações de marketing digital costumam ser mais baratas, atingem um número maior de pessoas, permitem o compartilhamento espontâneo de informações e trazem retornos mais rápidos do que a divulgação em mídias tradicionais. 

Estudos apontam que quando uma empresa não trabalha o marketing digital, a cada ano, ela perde 25% dos clientes. Conclusão: se não houver uma mudança no curso dos negócios, em quatro anos, a companhia acaba.

Se não é possível ir contra os grandes e-commerces, o jeito é juntar-se a eles. Expor produtos em market places (sites que revendem itens de várias marcas), é uma excelente opção para ser percebido na web. Aproveita-se a notoriedade de grandes nomes do varejo e toda a estrutura logística desse negócio. É possível, inclusive, criar lojinhas customizadas dentro desses market places!

Mas como atrair o cliente, num mercado tão competitivo, com tantos produtos semelhantes? Para cativar o consumidor, é preciso gerar relacionamento, através da produção de conteúdo interessante para o público de interesse.

Não é necessário estar em todas as redes sociais, mas é fundamental marcar presença nas plataformas em que o cliente está. Estamos na Era do relacionamento, do atendimento personalizado e da segmentação. Ao invés de pensarmos em estratégias para atrair as massas, o desafio é tornar-se especialista num determinado perfil de consumidor.

Para criar a estratégia certa de marketing digital, é preciso conhecer um pouquinho do público predominante em cada rede social e observar os horários em que o seu público mais acessa a página ou perfil da marca. Feito isso, o próximo passo é adequar o conteúdo das postagens aos interesses desses clientes.

E não é que faz sentido esse pensamento? Afinal, para trabalhar com as massas, já existem os grandes grupos de varejo, os magazines...mas são nos pequenos negócios é que são encontrados produtos e serviços mais exclusivos, feitos sob medida para cada necessidade.

Se a forma de consumir mudou, as pessoas também mudaram. Ficou mais complexo identificar e categorizar o público, que agora traz muitas variantes de personalidade e, consequentemente, demandas mais específicas. Nesse caso, o ideal é criar personas, ou seja, imaginar qual é o perfil do cliente que pretende-se alcançar e criar conteúdo para ele.

No mercado da moda, terreno fértil para as lojas virtuais, as redes sociais auxiliam na construção da reputação das marcas, atraem consumidores para o e-commerce e suprem a necessidade de novidades do público. Com uma Fan Page ou mesmo um perfil no Instagram, é possível criar movimento e gerar tráfego de visitações para o site, o que é imprescindível para concretizar vendas. E haja movimentação para fazer o negócio deslanchar, viu? No Brasil, somente 1,5% de quem acessa um e-commerce efetua compra. O site precisa de muitos acessos para se sustentar! E a vitrine de produtos e serviços nas redes sociais, precisa estar adequadamente abastecida!

Postar as novidades da loja, criar looks com as peças, divulgar eventos e promoções pelas redes sociais são estratégias para fidelizar os clientes com quem já existe um relacionamento e para ampliar o público. O segredo está em marcar presença onde o cliente está! 

Fotos: Reprodução