Blog da Capricórnio

Postado em 23/11/2017
Tags: brechó, bazar, bçack friday, como comprar jeans, o jeans perfeito, jeanswear, dica de compras

Pra não errar na compra

Chega o final do ano e não faltam oportunidades para que a gente entre de cabeça nas compras. Tem Natal, amigo secreto, festas por todos os lados e a necessidade de novos looks aumenta conforme os convites vão aparecendo. Para estimular o consumo, acontecem eventos pontuais como bazares, feitos por diversas marcas, e a Black Friday, ambos oferecendo peças com preços mais convidativos.

Mas não é só porque o valor do produto diminui nessas situações, que a gente vai levar qualquer coisa pra casa, certo? Assim como ocorre nas liquidações, se o consumidor não tiver foco e direcionar o interesse para o que realmente precisa, a chance de se arrepender logo ao chegar em casa, é muito grande.

Saber garimpar itens de qualidade, com bom potencial de combinações com aquilo que você já tem, e na medida certa, é uma arte e pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas para você acertar na compra do jeans!

Escolha bem a loja ou o bazar! Se puder, cheque a reputação na internet, formas de pagamento e política de trocas. Atitude que evita dor de cabeça.

NA BLACK FRIDAY

 1- Já sabe o que vai comprar? Então, busque referências para você focar no que realmente precisa, evitando compras por impulso. No caso do jeans, pense se ele será mais usado no trabalho ou em ocasiões descontraídas. As calças com lavagens escuras e modelagem reta, por exemplo, são mais versáteis. Modelos com patches, estampas, rasgados têm uso limitado. 

Calças são sempre uma boa aposta, mas é preciso provar o modelo para checar caimento, comprimento e conforto.

 

As jaquetas em denim estão em alta, principalmente modelos oversize.  Mas será que continuarão fazendo sucesso por muito tempo? Avalie sempr eo custo benefício da compra! 

2- Pesquise preços, mas leve em consideração a qualidade e o uso que fará do produto. Vale pagar caro só porque a peça é de grife? Hello!!!

3- Ok, você encontrou o que procurava por um valor incrível. Mesmo assim, não saia da loja sem provar atentamente as peças. Promoções geralmente não permitem a troca e os estabelecimentos não são obrigados a efetuar o procedimento, ok?

4- Só sobrou aquela peça na vitrine? Atenção! Verifique se há mancha de maquiagem, áreas desbotadas pela luz, risco de caneta, descosturados e desfiados. Só leve pra casa algo com defeito, se o ajuste a ser feito compensar. E peça um desconto.

5 - Em tempo, os ajustes que valem a pena são: encurtamento de barra, de manga, troca de zíper e prega de botão. Ajustes na largura da peça e pences alteram totalmente o caimento e exigem o trabalho de uma boa costureira, que entenda de modelagem. 

NO BAZAR

1- Os bazares realizados pelas marcas, geralmente trazem peças de coleções passadas e itens com pequenos defeitos...isso explica os valores mais baixos. O ideal é investir em roupas, calçados e acessórios com um visual atemporal, ou seja, que não atenda a modismos. Assim, você amplia o ciclo do uso da sua nova aquisição.

A saia com shape setentinha é uma graça, mas já esteve em alta outras vezes e passou décadas no ostracismo.

2- Não é possível experimentar? Não leve. A dúvida é certamente melhor do que levar prejuízo. Bazares também não costumam trocar a mercadoria.

3- Resista àquelas peças que serão pouco usadas, com elementos chamativos, ou brilho excessivo. A menos que a sua intenção seja adquirir algo específico para um evento.

4- Não compre nada na intenção de presentear. Como não é possível fazer a troca depois, mesmo por outro produto, a probabilidade de você precisar comprar outra coisa é alta!

5- Aquisições sem erro: shorts, jaquetas, camisas, calça tradicional, bonés, tênis, bolsas e mochilas em denim. Servem para todas as estações e para muitas ocasiões.

Peças atemporais são o segredo para fazer boas compras em bazares, outlets e vendas especiais, como a Black Friday. Outros itens que valem o investimento são parkas, blazers, vestidos estilo chemise, bermudas e pantalonas.

Fotos: Reprodução

6- Alerta vermelho: hits de outras temporadas logo podem cair no esquecimento, como quimonos, jardineiras, top cropped, franjas, super bordados...

Apesar de encontrarmos muitas vezes, peças lindas em promoção, o melhor é comprar itens mais básicos para customizar. Assim você personaliza a peça com elementos mais atuais e prolonga o tempo de uso.