Blog da Capricórnio

Postado em 09/08/2018
Tags: comunicação, jornalismo de moda, conteúdo, mídias sociais, whatsapp, engajamento, público, leitores, seguidores, capricórnio têxtil

Comunicação de Moda hoje

Esta semana começou com uma notícia bombástica no mercado de comunicação impressa. A tradicional editora Abril, descontinuou vários títulos amplamente conhecidos do público, por conta de uma reetruturação no portfólio de produtos da empresa.

Deixarão de circular a partir do próximo mês, revistas de decoração e arquitetura, publicações do segmento feminino e a versão brasileira de uma das maiores e mais antigas revistas de moda do mundo, a Elle.

Fundada em Paris, em 1945, a Elle alcançou 42 edições em mais de 60 países e chegou ao Brasil em maio de 1988,  conquistando nos tempos áureos, 235 mil leitores, sendo que desse montante, 73% eram assinantes do veículo.

A primeira capa de Elle revela o estilo e o apelo visual da época. Mais que uma capa, o retrato coportamental de uma década.

Mas o que faz com que uma revista tão bem conceituada, conhecida por trazer informações relevantes de moda, fosse descontinuada por aqui? Não existe uma única explicação para esse desfecho, mas várias! A crise econômica da editora, que acumula dívida de 1,3 bilhão de reais, a mantenção de equipes de redação pesadas e onerosas, a falta de atualização sobre as novas estratégias de comunicação e, principalmente, a falta de engajamento dos leitores.

Sim, a forma de consumir conteúdo em todos os segmentos, mudou!!! Sabia que atualmente, 48% dos brasileiros ficam sabendo das notícias pelo WhatsApp? Isso é o que diz um estudo conduzido pelo Instituto Reuters de Jonalismo! E tem mais: o conteúdo que esse montante de pessoas recebe é indicado por amigos e familiares!

Nunca houve tanto interesse, acesso e compartilhamento de informações, do que agora, graças às plataformas digitais. Inbound marketing, canais no YouTube, assinatura de notícias via whatsapp...eis os novos canais de comunicação e relacionamento que possibilitam às marcas e empresas, o contato direto com o consumidor final. 

O alerta, no entanto, é  com relação ao conteúdo produzido. Não dá pra colocar no ar, blogs, canais, Fan Pages e Perfis no Instagram de qualquer jeito, por exemplo. Profissionalismo e relevância são fundamentais para a conquista e engajamento. que geram as tão desejadas vendas.

Sempre à frente do tempo, Elle trouxe na capa, uma modelo plus size: a jornalista e blogger, Juliana Romano. Para a última edição, que circula neste mês de agosto nas bancas, as iniciativas sustentáveis na moda foi o tema.

Cris Guerra é publicitária e iniciou sua trajetória na moda com um blog em que exibia os próprios looks de cada dia. O primeiro do Brasil. De lá pra cá surgiram livros, um site, canais na internet e até palestras e treinamentos pra marcas e empresas do segmento fashion, por todo o Brasil.


São inúmeras as comunidades no Facebook, em que pessoas se conectam pela afinidade dos assuntos. Nesses ambientes, surgem não só novas informações, como novas parcerias e negócios.

Fotos: Reprodução